Envelhecimento é o processo de se tornar mais velho. Ele representa o acúmulo de mudanças em uma pessoa ao longo do tempo.  O envelhecimento em seres humanos refere-se a um processo multidimensional de mudança física, psicológica e social. Algumas dimensões do envelhecimento crescer e expandir ao longo do tempo. O tempo de reação, por exemplo, pode diminuir com a idade, enquanto o conhecimento de eventos e sabedoria do mundo pode se expandir. A pesquisa mostra que, mesmo no final da vida, existe potencial de crescimento e desenvolvimento físico, mental e social.
 
O envelhecimento é uma parte importante de todas as sociedades humanas que refletem as mudanças biológicas que ocorrem, mas também refletindo convenções culturais e sociais. O envelhecimento é um dos maiores fatores de risco conhecidos para a maioria das doenças humanas. Cerca de 100 mil pessoas no mundo morrem diariamente de causas relacionadas com a idade. 
 
NOÇÕES DE ENVELHECIMENTO e 
 
A idade  dos idosos é medida em ordem cronológico, e aniversário de uma pessoa muitas vezes é um evento importante. No entanto, o termo envelhecimento é um pouco mas ambígua. As distinções podem ser feitas entre "envelhecimento universal" (alterações da idade que todas as pessoas compartilham) e "envelhecimento probabilística" (mudanças etárias que podem acontecer para alguns, mas nem todas as pessoas à medida que envelhecem, incluindo doenças como a diabetes tipo dois). O envelhecimento cronológico também pode ser distinguido do "envelhecimento social" (cultural etários expectativas de como as pessoas devem agir à medida que envelhecem) e "envelhecimento biológico" (estado físico de um organismo à medida que envelhece).
 
Há também uma distinção entre "envelhecimento proximal" (efeitos baseados na idade que surgem por causa de fatores no passado recente) e "envelhecimento distal" (diferenças baseadas na idade que podem ser rastreados de volta para uma causa no início da vida da pessoa, como a poliomielite na infância). A idade cronológica não se correlaciona perfeitamente com a idade funcional, ou seja, duas pessoas podem ter a mesma idade, mas diferem em suas capacidades físicas e mentais. Cada organização nação, governamentais e não-governamental tem diferentes formas de classificação de idade.
 
O ENVELHECIMENTO DAS SOCIEDADES
 
O envelhecimento da população é o aumento do número e da proporção de idosos na sociedade. O envelhecimento da população tem três causas possíveis: migração, maior esperança de vida (taxa de mortalidade diminuiu) e diminuição da taxa de natalidade. Envelhecimento tem um impacto significativo na sociedade. Os jovens tendem a cometer a maioria dos crimes, eles são mais propensos a empurrar para a mudança política e social, para desenvolver e adotar novas tecnologias e precisam de educação, o último dos quais tendem a perder importância política para as pessoas no processo de envelhecimento. as pessoas mais velhas têm exigências diferentes da sociedade e do governo, em oposição aos jovens e aos valores frequentemente divergentes, bem como, tais como os direitos de propriedade e de pensões. as pessoas mais velhas também são muito mais propensos a votar e, em muitos países os jovens estão proibidos de votação. Assim, os idosos têm comparativamente mais, ou pelo menos influência política.
 
ENVELHECIMENTO BIOLOGICO
 
No entanto, o envelhecimento humano pode ser diferente em aspectos significativos do envelhecimento de vermes e até mesmo ratos. Os recentes progressos em decifrar o envelhecimento das células humanas com idades na cultura como primeiro descrito por Leonard Hayflick levou à demonstração de que as células humanas idade em grande parte por causa de um "relógio" genética na região do DNA conhecida como telômero. ao isolar o gene da telomerase, os cientistas então pelo Geron demonstrou que era uma enzima telomerase provavelmente necessário para a imortalidade das células germinativas, mas ausente imortalização na maioria das células do corpo. Esta observação levou à integração do conceito da medicina regenerativa, em que as células-tronco embrionárias humanas podem potencialmente ser usado para reparar tecidos idosos com células jovens, e-tronco pluripotentes induzidas (iPS) a tecnologia de célula capaz de tornar as células de vários tipos que são potencialmente úteis na reparação de tecidos para o tratamento de doenças degenerativas relacionadas com a idade.
 
Em biologia, a senescência é o estado ou o processo de envelhecimento. A senescência celular é um fenómeno em células isoladas demonstram uma capacidade limitada para dividir em cultura (o limite de Hayflick, descoberto por Leonard Hayflick em 1961), enquanto a senescência é o envelhecimento do organismo de organismos. Após um período de quase perfeita renovação (em seres humanos, entre 20 e 35 anos de idade), senescência do organismo é caracterizada pelo declínio da capacidade de responder ao stress, aumentando desequilíbrio homeostático e o aumento do risco de doença. O envelhecimento é um dos maiores fatores de risco conhecidos para a maioria das doenças humanas. Esta série atualmente irreversível de mudanças inevitavelmente termina em morte. Alguns pesquisadores estão tratando o envelhecimento como uma doença. Como genes que têm um efeito sobre o envelhecimento são descobertos, o envelhecimento é cada vez mais considerado de forma semelhante a outros geneticamente influenciados "condições", potencialmente "tratável".
 
Existem três principais vias metabólicas que influenciam a taxa de envelhecimento: a restrição calórica, a insulina / IGF-1-como via de sinalização, e os níveis da cadeia de transporte de elétrons de atividade. Antes de estes foram descobertos, o envelhecimento foi considerado ser um declínio progressivo na função. É provável que estas três vias afectar o envelhecimento em separado, porque a segmentação-los simultaneamente leva a aditivo, aumentos na expectativa de vida. 
 
O envelhecimento e longevidade são determinados por uma mistura complexa de factores ambientais e genéticos. O aspecto genético foi demonstrada em estudos de centenários, e em organismos-modelo, onde as mutações de um único gene têm sido mostrados para aumentar drasticamente a vida útil. Estes genes possuem homólogos no genoma dos mamíferos, tornando-os úteis tanto no estudo de envelhecimento e na identificação de alvos potenciais para intervenções que aumentam a vida útil. Estes genes também aumentar a vida útil em ratinhos, e, em alguns casos, têm sido mostrados para associar com a longevidade humana.
 
Numerosas espécies de mostrar muito baixos sinais de envelhecimento ("senescência negligenciável"), as mais conhecidas árvores sendo como o bristlecone pinho (entretanto Hayflick afirma que o bristlecone pinho não tem células com mais de 30 anos), peixes como o esturjão e do bodião, invertebrados como o quahog e anêmona de mar e lagosta.
 
Em seres humanos e outros animais, senescência celular tem sido atribuída ao encurtamento dos telómeros com cada ciclo celular; quando os telômeros se tornam muito curtos, as células morrem. O comprimento de telómeros é, por conseguinte, o "relógio molecular", previsto por Hayflick. A quantidade de células-tronco hematopoiéticas que produzem os componentes do sangue que residem na medula óssea dos seres humanos foram encontrados a diminuir com o envelhecimento. As células estaminais capacidade regenerativa é afectada pela idade do receptor.
 
Outros genes são conhecidos por afectar o processo de envelhecimento. A família de genes sirtuina têm mostrado ter um efeito significativo sobre o tempo de vida da levedura e nemátodos. A sobre-expressão do gene RAS2 aumenta a longevidade em levedura de 30%.
 
Em adição a ligações genéticas a vida útil, dieta (especificamente, a restrição calórica) tem sido demonstrado que afectam substancialmente a vida útil em muitos animais, incluindo atraso ou prevenção de várias doenças relacionadas com a idade. Tipicamente, isso envolve a ingestão calórica 60-70 .% de um animal que iria consumir ad libitum, enquanto ainda mantendo a ingestão adequada de nutrientes. Em roedores, foi mostrado para aumentar a expectativa de vida em até 50%; que funciona também para muitas outras espécies, incluindo ratos além espécies tão diversas como a levedura
 
Para mais informação sobre o mundo da gerontologia podem consultar o site ideg.pt (Investigação e Desenvolvimento em Gerontologia)

 

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.